CBC DE QUÍMICA
: CONTEÚDOS BÁSICOS CURRICULARES
Eixo Temático I: Materiais, Vida e Energia
• Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos.
• Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos e o texto está em itálico.
Tema 1 – Como são os Materiais e Substâncias em nossa Vida
Sub-Tema 1 – Caracterização de Substâncias Simples e Compostas
TÓPICOS | HABILIDADES |
1. Propriedades físicas: temperatura de ebulição, temperatura de fusão, densidade e solubilidade. | • Reconhecer métodos físicos para identificar se um material pode ser separado em outros materiais ou substâncias; • Inferir que a constância de algumas propriedades físicas pode servir como critério de pureza das substâncias; • Relacionar propriedades físicas com o uso dos materiais e substâncias; • Reconhecer como a pressão afeta a temperatura de ebulição e fusão das substâncias; • Diferenciar misturas de substâncias a partir de suas propriedades físicas; • Fazer medidas de temperatura relacionadas a processos bio-físico-químicos; • Construir e interpretar gráficos com dados obtidos de experimentos; • Relacionar a construção do termômetro e as propriedades físicas dos materiais; • Planejar e executar um procedimento experimental simples envolvendo propriedades físicas. |
2. O uso da linguagem química na identificação das substâncias. | • Identificar o símbolo de elementos químicos mais comuns que participam de fórmulas de substâncias; • Diferenciar substâncias simples de substâncias compostas através da análise de fórmulas de substâncias e de processos de decomposição. |
Temas complementares
TÓPICOS | HABILIDADES |
I. Materiais mais abundantes no planeta e sua importância para a vida. | • Identificar e reconhecer a importância dos materiais e substâncias mais abundantes do planeta. |
II. Métodos de separação e mudanças de estado físico. | • Familiarizar-se com equipamentos simples para laboratório; • Reconhecer as variações de energia envolvidas durante as mudanças de estado físico; • Reconhecer métodos físicos para identificar se um material pode ser separado em outros materiais ou substâncias; • Associar fenômenos do cotidiano aos processos de separação de substâncias; • Investigar regularidades entre os materiais a partir de experimentos simples; • Planejar e executar um procedimento experimental simples envolvendo métodos de separação; • Reconhecer as mudanças de estado físico dos materiais; • Reconhecer as propriedades físicas dos materiais (temperatura de ebulição e fusão, densidade, solubilidade) como características de cada substância. |
Sub-Tema 2 – Modelos de Constituição e Organização das Substâncias
TÓPICOS | HABILIDADES |
3. A história do desenvolvimento dos modelos atômicos: Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr-Rutherford. | • Propor modelos sobre a constituição das substâncias a partir da descrição ou realização de experimentos sobre mudança de estado físico ou variações de volume de gases conforme aquecimento ou resfriamento dos mesmos; • Caracterizar o modelo atômico de Dalton e estabelecer relações entre ele e as propriedades das substâncias; • Associar as concepções sobre as partículas dos materiais e suas representações históricas; • Caracterizar o modelo atômico de Thomson e estabelecer comparações com o modelo de Dalton; • Conhecer, de forma geral, a história dos cientistas que se envolveram na configuração dos atuais modelos atômicos e das tecnologias empregadas em seu tempo; • Caracterizar os modelos atômicos de Rutherford e Bohr e estabelecer comparações entre eles e os anteriores; • Distribuir os elétrons dos átomos; neutros e íons de acordo com o modelo de Rutherford-Bohr. |
4. Elemento químico, isótopos e as grandezas atômicas: número de massa e número atômico. | • Representar um átomo qualquer a partir de seu símbolo, de seu número de massa e número atômico; • Aplicar o conceito de número atômico para a identificação e caracterização de elementos; • Reconhecer que o conceito de elemento químico está associado ao de número atômico, independente de a espécie considerada possuir ou não carga elétrica; • Identificar e representar elementos isótopos; • Compreender que substâncias podem ser constituídas por diferentes isótopos de um elemento químico. |
Tema 2 – Interações, Quantidades e a Organização das Substâncias
Sub-tema 1 – A Formação de Substâncias por Reações Químicas
Sub-tema 1 – A Formação de Substâncias por Reações Químicas
TÓPICOS | HABILIDADES |
5. Evidências de reações químicas. | • Reconhecer a ocorrência de uma reação química através de um experimento ou de sua descrição; • Planejar e executar procedimentos experimentais simples envolvendo transformação de substâncias com orientação do professor. |
6. A representação simbólica das equações das reações. | • Reconhecer a representação das substâncias e de suas transformações por meio de símbolos, fórmulas, rearranjo de átomos e equações; • Reconhecer a conservação no número de átomos durante as reações químicas; • Propor modelos explicativos para as transformações químicas a partir de atividades realizadas ou de suas descrições. |
Sub-tema 2 – As Grandezas e Quantidades Fundamentais para os Cálculos Químicos
TÓPICOS | HABILIDADES |
7. A constante de Avogadro, quantidade de matéria mol, Massa Atômica, Massa Molar e Volume Molar. | • Conceituar a grandeza “quantidade de matéria” (mol), aplicando-a em cálculos envolvendo reações químicas; • Estabelecer relações quantitativas entre as grandezas: massa, massa molar, massa molecular, quantidade de moléculas, volume molar, quantidade de átomos e constante de Avogadro e aplicar tais relações em cálculos químicos. |
Sub-tema 3 – Quantidades Envolvidas em Reações Químicas
TÓPICOS | HABILIDADES |
8. Leis ponderais e a quantidade de matéria e cálculos estequiométricos. | • Compreender as relações quantitativas de massa (Lei de Lavoisier e de Proust) nas transformações químicas; • Propor e reconhecer procedimentos experimentais para a determinação das quantidades envolvidas nas transformações químicas; • Prever massas de reagentes e produtos envolvidos nas reações, por meio da aplicação das leis de Lavoisier e Proust, utilizando dados obtidos a partir de experimentos de laboratório, de operações industriais, de eventos da natureza ou de suas descrições; • Identificar, por meio de cálculos, a conservação de massa em transformações de estado físico e reações químicas representadas por suas equações; • Calcular os coeficientes das espécies químicas participantes em reações, a partir das massas envolvidas ou de outras grandezas dadas. |
Sub-tema 4 – A Formação de Soluções Aquosas e Substâncias Envolvidas
TÓPICOS | HABILIDADES |
9. A evidência da formação de íons – condutividade. | • Reconhecer a ocorrência da dissociação de substâncias em íons por meio de experimentos de sua dissolução em água ou de descrições desses experimentos; • Reconhecer que há diferentes formas de agregação entre partículas que constituem uma substância; • Reconhecer os processos de transferência de cargas quando há envolvimento de íons em reações químicas; • Reconhecer a existência de elétrons por meio de descrições de experimentos que a evidenciam. |
10. Dissolução de substâncias e as quantidades de massa envolvidas: concentração em g/L, percentual e Molar. | • Calcular a concentração de soluções em g/mL e em percentual; • Interpretar dados sobre a concentração de soluções expressa nas unidades g/L e percentual; • Interpretar descrições de procedimentos de diluição de soluções e utilizar os dados relacionados para o cálculo dos novos valores de concentração; • Conceituar a grandeza “quantidade de matéria” (mol), aplicando-a em cálculos envolvendo concentração de soluções. |
11. Sólidos iônicos e suas soluções. | • Reconhecer que há diferentes formas de agregação entre partículas que constituem uma substância; • Reconhecer as diferenças entre substâncias que geram íons em solução das que não geram; • Identificar as substâncias iônicas mais comuns; • Reconhecer as espécies químicas (íons) que se formam quando substâncias iônicas mais comuns se dissolvem. |
12. Substâncias moleculares e suas soluções. | • Reconhecer que, na formação de substâncias moleculares, pode haver o fenômeno de polarização de cargas elétricas, em função da arquitetura molecular e do tipo de átomo constitutivo da substância; • Identificar substâncias moleculares mais comuns, simples e compostas; • Reconhecer substâncias polares e apolares mais comuns, compreendendo, de forma geral, as razões que concorrem para isso; • 12.4.Sugerir explicações sobre a solubilidade das substâncias moleculares em água e em outros solventes familiares. |
Temas Complementares: Outras Ligações nas Substâncias
TÓPICOS | HABILIDADES |
III. Ligação metálica e as substâncias que a apresentam. | • Reconhecer substâncias metálicas caracterizando o tipo de ligação entre os átomos; • Fazer previsões do modelo de ligação metálica entre elementos para formar substâncias, a partir da descrição das características atômicas desses elementos; • Propor explicações sobre as propriedades físicas dos metais a partir do modelo de ligação entre os átomos. |
IV. Ligações covalentes em substâncias moleculares e em substâncias covalentes. | • Reconhecer substâncias moleculares caracterizando o tipo de ligação entre as moléculas; • Identificar o modelo de ligação covalente entre os átomos de substâncias moleculares; • Identificar o modelo de ligação covalente entre os átomos de substâncias covalentes; • Fazer previsões do modelo de ligação covalente entre elementos para formar substâncias, a partir da descrição das características atômicas desses elementos; • Fazer previsões da formação de substância covalente ou molecular a partir do conhecimento das características atômicas de elementos que as constituirão; • Propor fórmulas estruturais para substâncias moleculares e covalentes. |
Renato,tá esperto hein? Mandou direitinho né? Até foto ? ficou muito chique.
ResponderExcluirNossa Renato vc está um educador nota 10
ResponderExcluirRenato parabéns pelo seu sucesso. Como educador e como um grande conquistador na escola. Continue assim.
ResponderExcluirConquistador é boa beth rsrsrs
ResponderExcluirmuito bom ! tava precisando .
ResponderExcluirMuito interessante!!parabens!!
ResponderExcluirprecisamos de pessoas assim como vc!!